segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Geologia, a ciência que explica a Terra


A palavra Geologia refere ao estudo do nosso planeta – Ge, Geaia ou Gaia era a deusa grega da Terra. Por isto, o radical GEO é usado para formar palavras referentes ao planeta Terra. Nas Geociências – ciências que estudam a Terra, agrupam-se a Geologia e também a Geografia. Mas a Geologia é considerada também uma ciência natural, já que estuda a Terra a partir da observação e do entendimento dos materiais que a formam, ou seja, os minerais e as rochas (ou pedras).
Você tem idéia de qual é a diferença entre uma rocha e uma pedra? Uma rocha é um agregado, um conjunto natural de minerais. A sua formação resulta de eventos, ou série de eventos, que aconteceram desde sua formação até os dias de hoje. A palavra rocha tem um uso preferencial técnico, aplicado a estudos científicos. Por outro lado, a palavra pedra tem uso mais informal, ou leigo. Na verdade, significam o mesmo. Mas, ao expressar academicamente, preferimos usar o termo rocha. Entretanto, a palavra pedra tem também um significado de uso de uma rocha. Falamos em pedra de calçamento, pedra decorativa, pedra preciosa... Com estudo detalhado, podemos “recontar” a história de uma rocha, que poder ser entendida a partir do entendimento das suas estruturas e texturas. Estas são resultantes dos processos que aconteceram para originá-la e depois transformaram esta rocha.
Então, a Geologia estuda os meios naturais do planeta ao longo dos seus mais de 4,5 bilhões de anos de existência. Para isto, utiliza subsídios de outras ciências, tais como a Biologia (para entender a evolução da vida), a Física (para entender os comportamentos dos materiais), a Química (para entender a composição destes materiais), a Matemática (para entender e calcular os recursos minerais e o tempo geológico).
Bem como a Geologia fornece subsídios para outras Ciências. Para a Geografia, auxilia o entendimento das paisagens, tanto naturais como modificadas pelas ocupações humanas. Para a Biologia, auxilia o entendimento da Evolução dos organismos ao longo do tempo. Para a Agronomia, auxilia o entendimento da formação e da composição dos solos. Para a Engenharia Civil, auxilia o entendimento dos materiais de rochas e solos como suporte de construções, também os materiais que podem ser usados e como ser usados em obras (recursos minerais).
O que são RECURSOS MINERAIS? São aqueles materiais extraídos das rochas e utilizados para produzir bens industrializados ou não. Por exemplo: areias como materiais de construção de nossas casas ou como matéria prima para produzir vidro. Outro exemplo pode ser o ferro, que é retirado dos minerais – minério de ferro para produção de ferro fundido, aços, etc. São recursos naturais não renováveis. Os combustíveis fósseis – petróleo, carvão mineral, betume, gás natural, também são exemplos.
A Geologia busca compreender a formação e a evolução do meio físico que compõe os ambientes do nosso planeta, entendendo os materiais e os processos que originaram a Terra e que estão constantemente a modificando. Podemos resumir assim os objetivos da Geologia como ciência:
- estudar as características e os materiais do interior e da superfície da Terra;
- compreender os processos físicos, químicos e físico-químicos que originaram e fizeram nosso planeta ser o que ele é hoje;
- usar os recursos minerais e os processo geológicos como matéria prima e fonte de energia para aprimorar a qualidade de vida da sociedade da maneira mais apropriada, menos destrutivamente possível;
- otimizar as relações entre sociedades humanas e Natureza;
- definir conflitos e problemas ambientas já ocorridos e instituir critérios para evitar prejuízos posteriores ao meio ambiente, provocados pelas várias atividades humanas.
Os geólogos são muitas vezes associados a devastações ambientais, porque são os responsáveis pelas extrações minerais, tais como pedreiras. Mas justamente desta atividade resultaram as preocupações dos geólogos com a prevenção e a recuperação do ambiente, que tem sido uma das principais atuações destes profissionais hoje em dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário