segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

O planeta Terra em nossas mãos


A Geologia, junto com a Geografia, compõe campo específico de estudo dos recursos naturais, portanto a discussão das questões ambientais e da preservação das condições de vida no planeta concentra muitas das nossas apreensões com o futuro. Destaco duas palestras referentes a este tema desenvolvidas durante o 44º Congresso Brasileiro de Geologia.

A primeira, intitulada “O desafio da educação para a sustentabilidade”, proferida pelo professor da USP Paulo Rogério Miranda Correia, defendeu a necessidade de enfrentamento dos problemas ambientais neste século através da mudança radical dos padrões de consumo da sociedade. Para não comprometer a manutenção da vida na Terra, a educação tem papel fundamental na formação, conscientização e transformação da maneira pela qual a sociedade explora os recursos naturais. A “Educação para a sustentabilidade” declarada pela UNESCO como prioridade para a década de 2005 a 2014, propõe integrar práticas, valores e princípios voltados ao desenvolvimento sustentável com a educação. A importância deste esforço educacional está na possibilidade de promover mudanças comportamentais em escala global, visando um futuro mais sustentável em termos ambientais, econômicos e sociais. Assim, a educação para a sustentabilidade (EPS) é considerada como novo paradigma norteador de ações no ensino formal e informal, valorizando uma abordagem holística sobre a relação da humanidade com os recursos vivos e inanimados, transcendendo muito a Educação Ambiental. As Geociências trazem a compreensão da dinâmica dos processos naturais do planeta, sendo requisito fundamental para mudar o comportamento das pessoas. O ensino de ciências baseado na transmissão de quantidades crescentes de informações está em crise, não sendo suficientes para atender as demandas formativas propostas pela EPS. A alfabetização científica propõe novos objetivos que devem permitir aos cidadãos compreender, interpretar e se posicionarem autonomamente frente às questões que exijam conhecimento científico-tecnológico.

Outra palestra foi desenvolvida pelo geólogo Álvaro Rodrigues dos Santos, que tem escrito diversos artigos alertando para as influências danosas aos ambientes provocadas por obras, construções e mau uso dos solos, principalmente nas cidades. Sob o título “O papel da Geologia nas obras de engenharia”, abordou a problemática referente ao fato que, para atendimento das necessidades de energia, transporte, moradia, alimentação, saúde, comunicação, etc., as sociedades são inexoravelmente levadas a ocupar e modificar espaços naturais das mais diversas formas (cidades, agricultura, indústria, usinas, estradas, canais, extração de minérios, disposição de rejeitos...). Hoje, somos o mais poderoso agente geológico de transformações da superfície terrestre. Caso os empreendimentos, desde seu projeto até suas implantação e operação, não levem em conta as características dos materiais e processos geológicos naturais com que interferem, é certo que a Natureza responda com processos causadores de acidentes (o rompimento de uma barragem, o colapso de uma ponte, a ruptura de uma encosta, por exemplo) ou problemas regionais (o assoreamento de um rio, de um reservatório, a contaminação de solos e de águas subterrâneas, mudanças climáticas, por exemplo), conseqüências extremamente onerosas social e financeiramente, muitas vezes trágicas. Fornecendo informações e indicando soluções para que ações humanas levem em conta os fatores geológicos, a Geologia de Engenharia evita graves conseqüências e garante êxito técnico/econômico/social/ambiental a empreendimentos. O raciocínio geológico proporciona ter como ponto de partida a consciência que qualquer ação humana sobre o meio fisiográfico interfere, não só limitadamente em matéria pura, mas, significativamente, em matéria em movimento, ou seja, em processos geológicos, sejam eles menos ou mais perceptíveis, sejam eles mecânicos, físico-químicos ou de qualquer natureza, estejam eles temporariamente contidos ou em pleno desenvolvimento.

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