sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

A Geomorfologia analisa e explica as paisagens da Terra


Esta área faz parte das ou Ciências da Terra Geociências, incluindo a Geografia e a Geologia.

A Geomorfologia estuda as formas da superfície terrestre, ou seja, entende os relevos das paisagens e os processos que deram origem a estas formas da Terra, os processos morfogenéticos. Para isso, procura descrever as formas e explicar os processos e estruturas que as determinaram. Precisa então entender a litologia (tipo de rocha), o clima, a drenagem (os rios) e as estruturas tectônicas, assim como as intervenções das sociedades humanas. Tem como meta otimizar a ocupação social dos espaços e a exploração dos recursos naturais.

As formas do relevo, generalizadamente, resultam de uma ‘disputa’ entre os processos endógenos, que tendem a originar relevos em elevações, e os exógenos, que tendem a rebaixar relevos. O sistema da tectônica de placas leva a soerguimentos e formação de cadeias de montanhas. As rochas soerguidas ficam mais expostas ao intemperismo e à erosão, acarretados pelo sistema do clima. A morfologia de uma montanha ou de um planalto ou de uma planície deriva da interação contínua destes dois sistemas. E cada um é resultado da magnitude e da intensidade, bem como da interação de processos endógenos e climáticos ao longo do tempo.
Os processos endógenos – tectonismo, dobramentos, falhamentos e magmatismo, levam à formação de elevações ou rebaixamentos de porções da superfície. Que serão continuamente retrabalhados pelos processos exógenos.

Ou como escreveu CASSETI:
“A geomorfologia é um conhecimento específico, sistematizado, que tem por objetivo analisar as formas do relevo, buscando compreender os processos pretéritos e atuais. Como componente disciplinar da temática geográfi­ca, a geomorfologia constitui importante subsídio para a apropriação racional do relevo, como recurso ou suporte, considerando a conversão das propriedades geoecológicas em sócio-reprodutoras (Kügler, 1976, caracteriza as funções sócio-reprodutoras em suporte e recurso do homem). Seu objeto de estudo é a superfície da crosta terrestre, apresentando uma forma específica de análise que se refere ao relevo. A análise incorpora o necessário conhecimento do jogo de forças antagônicas, sistematizadas pelas atividades tectogenéticas (endógenas) e mecanismos morfoclimáticos (exógenos), responsáveis pelas formas resultantes. Partindo do princípio de que tanto os fatores endógenos, como os exógenos, são “forças vivas”, cujas evidências demonstram grandes transformações ao longo do tempo geológico, necessário se faz entender que o relevo terrestre não foi sempre o mesmo e que continuará evoluindo. Portanto, a análise geomorfológica de uma determinada área implica obrigatoriamente o conhecimento da evolução que o relevo apresenta, o que é possível se obter através do estudo das formas e das sucessivas deposições de materiais preservadas, resultantes dos diferentes processos morfogenéticos a que foi submetido.”.

Nos últimos 30 a 40 anos, a Geomorfologia passou a estudar detalhadamente as interferências humanas sobre os relevos e as interferências dos processos naturais sobre as sociedades humanas, permitindo entender e fazer previsões e prevenções de acontecimento de inundações, de desabamentos, de subsidências, etc.

2 comentários:

  1. Muito bom.Esse site me ajudou muito a minha pesquisa visitarei mais.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Bastante claro este site. Muito bem escrito.
    Obrigada, visitarei mais vezes.
    Sou estudante de geologia e este site me ajudou muito na minha pesquisa para o meu TCC.

    ResponderExcluir