terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Ensinar e aprender sobre Geociências



Educar em Geociências refere-se a mais do que ensinar a conhecer as estruturas do Sistema Terra, as formas do relevo e os rios.

É bem mais do que estudar Geologia e pesquisar jazidas minerais.

É mais do que aprender a classificar rochas, minerais e fósseis, saber seus nomes e variedades.

Envolve ensinar a reconhecer e raciocinar sobre os processos que ocorrem no nosso planeta, onde e como acontecem, relacionando com os que ocorreram no passado e quais as implicações para as sociedades que os utilizam e como neles atuam.

Envolve compreender e planejar o uso dos ambientes, sabendo que processos naturais são profundamente modificados pelas interferências decorrentes dos modos produtivos com que a sociedade tira seu sustento.

A sobrevivência da sociedade e a qualidade de vida de cada um de seus membros dependem da eficiência do planejamento e da contribuição individual nestes planos, abarcando programas com prazos de implantação, em bases legais e técnicas.

Fica fácil culpar a natureza pela ocorrência de catástrofes e danos, em vez de reconhecer que nossa sociedade é que causou desequilíbrios, sem avaliar suas conseqüências. Então, por exemplo, ao acontecer desabamento de construções ou rachaduras numa casa ou erosão de camadas de solo produtivo, precisamos pensar nas condições naturais de solos e de chuvas que foram progressivamente mudadas por nossa utilização do território, sem planejar nem prever suas conseqüências.

Aparece aqui a evidência de que conhecimentos específicos são necessários desde o início de nossa formação. Nesta abrangência, dá-se a atuação da Coleções de Geologia do Laboratório do Laboratório de Ensino em Ciências Sociais da UNIJUÍ, com apoio da FAPERGS e da UNIJUÍ.

Com a infra-estrutura do laboratório, as coleções de minerais, rochas e fósseis são usadas para subsidiar atividades com alunos do Ensino Básico.

Nos objetivos dos projetos efetivados, destaco:
Desenvolver instrumentos didático-pedagógicos para motivar os conhementos atuais das Geociencias;
Dar fundamentação à construção de ferramentas de ensino para os conteúdos de Geologia. Neste sentido, organizamos materiais e protótipos de jogos didáticos eletrônicos e físicos (em papel, plástico, etc.) para os diferentes níveis do Ensino.

Através deste laboratório, desenvolvemos:
Divulgação de informações sobre os materiais terrestres, das metodologias de estudo e classificação de rochas, minerais e fósseis e difusão da história do meio físico que compõe os ambientes gaúchos e brasileiros através de oficinas e palestras;
Contínua revisão do acervo, com classificação e incorporação de novos materiais, somando atualmente 3.118 amostras catalogadas;
Construção dos arquivos de classificação e de imagens, somando um banco virtual agrupado por coleções, 11 vitrines expositoras e um banco de imagens digitais com 3.013 arquivos;
Produção de materiais de referência sobre Geologia para atividades de pesquisa, extensão e ensino nos níveis Fundamental, Médio e Superior (em construção);
Elaboração de propostas para jogos didáticos, que estão sendo testados em atividades de oficinas e de aulas práticas.

3 comentários:

  1. Bom dia,

    A geocieência é muita legal pra quer se envolver com a natureza,gostei muito desta explicação dos estudos naturais!!
    Jonathan

    ResponderExcluir
  2. Faço Licenciatura em geociencias e educação ambiental, e adorei a forma como você explicou.
    É uma área interessante e de pouca procura. Amo a geociencias pois ela envolve mais do que a geologia, ela envolve geofisica, a oceanografia, a geografia, matematica, fisica, quimica, biologia entre outros, é um estudo completo e rico de informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom gostares desta área!
      Escrevi o texto para desmistificar as Geociências como curiosidade e também para fazer "propaganda" da exposição que mantenho.
      Creio que o curso que fazes seja bem interessante!

      Excluir