
Podemos falar que os de origem interna criam relevos e rochas da Litosfera, enquanto que os de origem externa tendem a aplainar os relevos e destruir as rochas, dando origem aos solos. A atuação contínua destes dois “tipos” ao longo do tempo é que resulta na atual configuração da superfície terrestre. Estes processos continuam agindo nos dias atuais.
Por exemplo, um vulcão ao entrar em erupção expele magma e cinzas na atmosfera, que se espalham na superfície e, ao esfriarem, se cristalizam e formam rochas magmáticas. Mais tarde, ficando expostas, estas rochas tendem a ser alteradas química e fisicamente, dando origem a materiais incoesos, que podem formar camadas de solo ou podem ser erodidos. Portanto, a superfície terrestre pode estar continuamente me transformações.
O que é Magma? É uma mistura de fluídos (líquidos + gases) correspondente a rochas fundidas. Por estar em profundidade (na Astenosfera e no Manto), o magma está submetido a grandes pressões e ascende na litosfera por qualquer rachadura. Na litosfera, como a temperatura é menor, o magma resfria e solidifica, dando origem a uma rocha magmática ou ígnea (os dois termos são sinônimos). O magma somente pode ser visto quando ascende até a superfície da litosfera, numa erupção vulcânica, sendo então denominado de lava. Em casos de zona de subducção, as pressões são muito grandes e a erupção é violenta. Em outras situações, não se acumula tanta pressão e a erupção é menos espetacular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário