quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Geodinâmica - os processos geológicos

Os processos geológicos mantêm nosso PLANETA EM PERMANENTE TRANSFORMAÇÃO, ou seja, os processos originados pela dinâmica do magma do Manto (na Astenosfera, região profunda abaixo da nossa Litosfera sólida, veja a figura) causam um conjunto dito de ORIGEM INTERNA. Enquanto que os processos originados pela dinâmica da Atmosfera, da Hidrosfera e da Biosfera conjugadas causam um conjunto denominado de ORIGEM EXTERNA.


Podemos falar que os de origem interna criam relevos e rochas da Litosfera, enquanto que os de origem externa tendem a aplainar os relevos e destruir as rochas, dando origem aos solos. A atuação contínua destes dois “tipos” ao longo do tempo é que resulta na atual configuração da superfície terrestre. Estes processos continuam agindo nos dias atuais.

Por exemplo, um vulcão ao entrar em erupção expele magma e cinzas na atmosfera, que se espalham na superfície e, ao esfriarem, se cristalizam e formam rochas magmáticas. Mais tarde, ficando expostas, estas rochas tendem a ser alteradas química e fisicamente, dando origem a materiais incoesos, que podem formar camadas de solo ou podem ser erodidos. Portanto, a superfície terrestre pode estar continuamente me transformações.

O que é Magma? É uma mistura de fluídos (líquidos + gases) correspondente a rochas fundidas. Por estar em profundidade (na Astenosfera e no Manto), o magma está submetido a grandes pressões e ascende na litosfera por qualquer rachadura. Na litosfera, como a temperatura é menor, o magma resfria e solidifica, dando origem a uma rocha magmática ou ígnea (os dois termos são sinônimos). O magma somente pode ser visto quando ascende até a superfície da litosfera, numa erupção vulcânica, sendo então denominado de lava. Em casos de zona de subducção, as pressões são muito grandes e a erupção é violenta. Em outras situações, não se acumula tanta pressão e a erupção é menos espetacular.






Nenhum comentário:

Postar um comentário